Método Hipopressivo X Abdominais Tradicionais
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Ginástica hipopressiva | Princípios dos exercícios hipopressivos
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Sabemos dos benefícios dos abdominais hipopressivos para o Assoalho Pélvico. Dentre eles temos:

Melhora o Tônus Muscular do Assoalho Pélvico e da Função Sexual no pós-parto

 A Incontinência Urinária (IU) é a perda involuntária de urina e temos 3 tipos. A IU é um sintoma ou queixa comum no pós-parto, mas não é algo que devamos achar normal, isso também ocorre pela descida de órgãos pélvicos por diminuição do tônus e do trofismo muscular.

No pós-parto podemos ter comprometimento do pavimento pélvico ocasionando dor durante as relações sexuais no pós-parto,  diminuição da lubrificação vaginal, devido alterações hormonais comuns neste período, e como consequência dificuldade de atingir o orgasmo. Ao realizar a GAH diariamente após os 40 dias de resguardo a puérpera estando apta a realizar as posturas verificará uma melhora da abertura vaginal e da musculatura do Assoalho Pélvico como um todo.

Melhora Diástase do Reto Abdominal

É bastante comum após a gravidez entre 30 e 70% das mulheres que apresentam diástase dos músculos retos abdominais. A GAH por trabalhar ativação dos músculos profundos do abdome em posturas estáticas e dinâmicas ajudam na redução das diástases desde que haja uma avaliação desta diástase antes.

Melhora a aparência estética do abdome

Você pode reduzir o perímetro da cintura abdominal, porque eles são um excelente exercício para fortalecer os músculos abdominais e ajudar a obter uma barriga lisa, isto sem esquecer que a comida é uma chave para reduzir fator de gordura abdominal. Através dos exercícios de GAH ativamos os músculos transverso e os oblíquos do abdome, e não somente o reto abdominal.

Melhora postural

Através da Ginástica Abdominal Hipopressiva percebemos uma melhora na postura isto se torna muito evidente após apenas um mês de prática.

Melhora o desempenho atlético

Melhora a consciência corporal e diafragmática ao realizar a GAH diariamente, além de proporcionar uma maior flexibilidade e força do diafragma o que melhorar o desempenho cardiopulmonar, especialmente em esportes que têm um componente aeróbico, como natação.

Reduz Depressão Pós-parto

A Ginástica Abdominal Hipopressiva ajuda na melhora do bem-estar, restaura o sentimento de autoconfiança e ajuda a readequação desta puérpera nas Atividades de Vida Diária (A.V.D.s).

Reduz a dor nas costas

A Ginástica Abdominal Hipopressiva proporciona uma maior estabilidade da pélvis e da coluna lombossacra juntamente com os sistemas ligamentares e com os musculares.

Com amiga Valéria Carrer, Fisioterapeuta na Maternidade do HIAE (Hospital Israelita Albert Eistein) após uma aula de avaliação e de testes sobre as indicações e contraindicações da GAH (Ginástica Abdominal Hipopressiva) como um recurso a mais no atendimento fisioterapêutico.

QUANDO NÃO É ACONSELHÁVEL REALIZAR OS EXERCÍCIOS HIPOPRESSIVOS?

Há poucas ocasiões em que eles não são recomendados, aqui temos alguns:

Em casos de hipertensão: Estas pessoas devem avaliar a adequação destes exercícios, por causa das apneias respiratórias.

As mulheres grávidas: neste caso, se eles estão completamente contraindicado.

Viram só. O que importa é quando, como e onde realizar a GAH. Ou seja, realizar uma avaliação fisioterapêutica adequando o que a paciente deseja com o que realmente precisa. Apenas após uma avaliação fisioterapêutica conseguiremos um atendimento personalizando, individualizado, longe dos modismos, e muito perto da realidade que o paciente se encontra.


Débora Abreu, à esquerda da foto e Fernanda Liporaci, à direita da foto, são fisioterapeutas no Rio de Janeiro.

Bibliografia: Portal Fisioterapia online

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