Sexualidade no puerpério
17/09/2021
30 de setembro – Dia da Secretária
30/09/2021
Mostrar tudo

A entrada da primavera marca o dia mais feminino do ano e, por esta razão, foi escolhido para a campanha de conscientização e prevenção da saúde do períneo feminino.

A representação da flor do nenúfar simboliza os músculos do assoalho pélvico, que em condições saudáveis garantirá a saúde íntima da mulher.

Períneo é conhecido como o conjunto de músculos que estão localizados na base da pelve, envolvendo o ânus, a vagina ou a base do pênis. Esse grupo muscular é responsável em manter a continência urinária e fecal, também mantém a sustentação dos órgãos pélvicos e tem uma grande importância para a sexualidade.


A fraqueza desses músculos pode ocasionar uma série de disfunções perineais, onde as mais comuns são: incontinência urinária e incontinência fecal, prolapsos (“queda ou descida”) dos órgãos pélvicos e disfunções sexuais.

Na mulher, as principais causas dessas disfunções são: a gravidez, o parto, o sedentarismo, a obesidade, a menopausa e a constipação. Nos homens, pode ocorrer como consequência após a prostatectomia (cirurgia da retirada da próstata), a incontinência urinária e a disfunção erétil. A reabilitação do períneo é realizada por um fisioterapeuta devidamente especializado nessas condições, conhecido como fisioterapeuta pélvico.

Faça anualmente sua avaliação com um fisioterapeuta especializado na área Pélvica e previna-se das disfunções sexuais, incontinência urinária, entre outras alterações uroginecológicas e também posturais.

O Fisioterapeuta que atua nas disfunções pélvicas é o profissional capacitado para avaliar, identificar as disfunções e definir as melhores condutas para reabilitação do períneo. A abordagem é reconhecida como primeira linha de tratamento conservador, por não ter caráter invasivo, ter a melhor relação custo-benefício, por oferecer excelentes resultados na prevenção e na recuperação, podendo ser realizada em qualquer fase da vida!

Texto adaptado por Aline Lage – Fisioterapeuta Especialista em Saúde da Mulher e Sexualidade
Local de atendimento: Núcleo Digestivo – Rua Cedro, nº 230, Bairro Horto, Ipatinga/MG – Telefone (31) 3668.6060

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>