Novembro Azul – Mês de conscientização e prevenção ao Câncer de Próstata
01/11/2021
17/11 – Dia Mundial de combate ao câncer de próstata
17/11/2021
Mostrar tudo

Novembro Azul – Fisioterapia pós cirúrgico de próstata

Olá! Nesse artigo falaremos sobre a saúde do homem. Citarei os principais cuidados fisioterapêuticos para pacientes em tratamento do Câncer de Próstata.

A cirurgia da próstata é um dos tratamentos indicados a pacientes com câncer nessa glândula. Tal procedimento pode trazer algumas complicações para o paciente, como disfunções no aparelho urinário e genital.

Os dois problemas mais comuns são a disfunção erétil e a incontinência urinária. Fatores como estágio do câncer, idade do paciente e outras doenças podem agravar esses sintomas após a cirurgia da próstata.

No caso do tratamento para o Câncer de Próstata, a fisioterapia urológica, pélvica, contribuiu para a redução da incontinência urinária, e consequentemente, melhora na qualidade de vida, independentemente da técnica fisioterapêutica utilizada (terapia comportamental, exercícios da MAP – Musculatura do Assoalho Pélvico, eletroestimulação e biofeedback), sem efeitos adversos, especialmente se iniciada logo após a cirurgia.

O Fisioterapeuta tem papel importante após o tratamento médico do paciente acometido pelo Câncer de Próstata e precisa estar atento a alguns fatores – mecanismo patológico, importância e tempo pós-operatório -, antes de aplicar o tratamento correto em seu paciente. Depois de analisar esses fatores, é necessário que o paciente entenda a posição e a função do assoalho pélvico.

O tratamento deve ser iniciado logo após a retirada da sonda vesical, que ocorre geralmente após dez a vinte dias da cirurgia, pois acredita-se que os exercícios iniciados subitamente aceleram a recuperação da continência urinária.

TRÊS VERTENTES DO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO

Cinesioterapia – utilização de métodos de treinamento de contração muscular do assoalho pélvico, de forma que o paciente consiga realizar a contração muscular voluntária do assoalho pélvico sozinho.
O treinamento dos músculos do assoalho pélvico garante a eficácia do esfíncter externo da uretra em momentos com grande pressão intra-abdominal. Isso acontece por conta das contrações voluntárias seletivas e repetitivas, assim como o relaxamento durante o treinamento.
Há diversas formas de se realizar este treinamento, inclusive em diversas posições que auxiliam na diminuição progressiva tanto na posição sentada e quanto na ortostática.

Biofeedback – Assim como a cinesioterapia, o Biofeedback também utiliza os músculos do assoalho pélvico para o tratamento da incontinência urinária de esforço, incontinência urinária mista e na hiperatividade vesical.
Neste procedimento, o fisioterapeuta irá mostrar ao seu paciente como fazer o controle motor da musculatura do assoalho, a fim de treiná-lo, fortalecê-lo e aumentar sua resistência assim como coordenar as contrações musculares para a auto regulação.
É realizado um exame a partir de um eletrodo intra-retal capaz de mostrar qual a proporção de contração e relaxamento cada paciente precisa realizar durante o tratamento. Este teste gera resultados totalmente individuais e, também, é capaz de identificar fenômenos fisiológicos ou fisiopatológicos relacionados às disfunções musculares que devem ser tratadas.
Este teste tem como objetivo alcançar, com o uso do biofeedback, a atividade dos esfíncteres, do assoalho pélvico e/ou da bexiga, a fim de torná-la mais perceptível ao paciente.

Eletroestimulação – tratamento feito por meio do uso de corrente elétrica, podendo ser realizada por via intracavitária ou transcutânea. A eletroestimulação intracavitária é realizada com eletrodo retal ou endoanal e a eletroestimulação transcutânea com eletrodos posicionados no nervo tibial posterior.

CONCLUSÃO
A Incontinência Urinária e a Disfunção Erétil, consequências diretas do tratamento para o controle e eliminação do Câncer de Próstata, podem ser facilmente tratadas com a ajuda de um profissional de Fisioterapia que esteja devidamente treinado e capacitado para realizar as terapias descritas neste texto.

QUER SABER MAIS?
Aline Lage Fisioterapeuta – Especialista em Fisioterapia Urológica e fisioterapia pélvica.
Ligue (31) 3668.6060 e agende uma avaliação!

LOCAL DE ATENDIMENTO
Núcleo Digestivo: Rua Cedro, nº 230, Bairro Horto – Ipatinga/MG

DÚVIDAS?

Site: www.alinelage.com.br
E-mail: [email protected]
Instagram: @eualinelage
Facebook: Aline Lage Fisioterapeuta
Telegram: t.me/alinelagefisioterapia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>